Correio do Estado/LD
Os criadores de Nelore de Mato Grosso do Sul poderão inscrever seus animais para julgamento em duas relevantes feiras agropecuárias do Estado no mês de junho. A primeira prova acontece durante a 47ª Exposição Agropecuária de Maracaju (Expomara), entre os dias 11 e 13 de junho e em seguida, de 19 a 21, será a vez dos pecuaristas levarem seus animais para julgamento na 38ª Exposição Agropecuária de Três Lagoas (Expotrês).
A Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (Nelore MS) estima que 220 animais participem do julgamento durante a Expomara. Além de gado sul-mato-grossense, são esperados animais de São Paulo e Minas Gerais. A responsável pelo julgamento será a juíza Luciana Malossi de Queiroz.
Já em Três Lagoas, na região leste do Estado, a expectativa é de receber 250 animais para as provas. Em 2014, a Expotrês foi a terceira feira do País com maior número de animais em pista para julgamento, o que gera destaque para a exposição e para os criadores, valorizando o a pecuária do Estado no cenário nacional.
O responsável pelos julgamentos realizados pela Nelore MS, Miguel Rudes, enfatiza a importância da participação dos criadores e destaca que esta é uma forma de mostrar o potencial genético dos animais. “É uma forma de o criador mostrar o que tem de melhor em seu plantel. Quanto mais pecuaristas participarem, mais dados genéticos serão coletados, valorizando a pecuária sul-mato-grossense”, considera.
A 47ª edição da Expomara teve início no último sábado (6) e acontece até domingo (14) no Parque de Exposições de Maracaju. De acordo com o Sindicato Rural do município, realizador do evento, a feira deve receber 25 mil pessoas nesta edição. A 38ª edição da Expotrês acontece entre os dias 16 e 21 de junho no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza.