VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
28/11/2014 16:13:00
Unidade Regional de Perícias será inaugurada neste sábado
A unidade que já tem dois peritos papiloscopistas, receberá também dois peritos criminais, nas áreas biológica e química.

Da assessoria/LD

Foto: Divulgação

Será inaugurada neste sábado (29), às 9h, com a presença do governador André Puccinelli, a Unidade Regional de Perícias (URPI) de Costa Rica, localizada na rua Ambrosina Paes Coelho, no centro da cidade. A unidade que já tem dois peritos papiloscopistas, receberá também dois peritos criminais, nas áreas biológica e química.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a cidade está localizada em ponto estratégico na região do Bolsão, onde havia carência de uma Unidade Regional de Perícias, para além de Costa Rica, atender também os municípios de Figueirão, Paraíso das Águas, Alcinópolis e Chapadão do Sul.

A unidade que pertence ao Governo do Estado foi totalmente reformada, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal e recebeu ainda câmara fria, mesa e equipamentos para necropsias, bem como equipamentos para perícias criminais, que foram doados pelo Ministério da Justiça.

Com a inauguração da URPI de Costa Rica, mais quatro institutos entrarão em funcionamento no município, sendo eles, Criminalística, Identificação, Medicina Legal e Laboratório de Análises Criminais e Forenses. “Cada um desses setores serão ativados de acordo com a posse dos novos servidores, que estão sendo contratados através do Concurso Público de Provas e Títulos da Polícia Civil”, afirma o secretário de Justiça e Segurança do Estado.

De acordo com o coordenador-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, José Bento Corrêa, a demanda pelos serviços periciais no município é grande e a nova URPI irá diminuir outras distâncias, agilizando também exames e necropsias provenientes de municípios circunvizinhos, agilizando assim os serviços prestados à população.

Segundo Waldeli dos Santos Rosa, prefeito de Costa Rica, a URPI era uma reivindicação antiga da população. “Com a inauguração da perícia regional será ainda maior os índices de esclarecimentos dos crimes, com a realização aqui mesmo, das perícias em locais de crimes e veículos, que antes demoravam mais e eram mais onerosos para o Estado, já que eram serviços feitos em Paranaíba”, diz o prefeito.