Da assessoria/SF
O prefeito de Sonora, Yuri Valeis (PR), aproveitou a ida em Campo Grande nesta sexta-feira (16) para ir à secretaria de Estado de Meio Ambiente, onde cobrou agilidade na licença do loteamento Novo Tempo, onde serão construídas cerca de 200 casas populares.
Conforme o prefeito, a reunião com o secretário Jaime Verruck foi produtiva. “Deixei a secretária na certeza de que ganhamos um parceiro para dar agilidade na licença prévia. Verruck deixou claro que diminuir o déficit habitacional do Mato Grosso do Sul é uma preocupação do atual governo”, adiantou.
Yuri lembra que o mais importante já foi feito pela prefeitura, que é a compra dos terrenos. “Quando assumi a administração não tínhamos terreno para construção de unidades habitacionais, pois todos haviam sido doados no apagar das luzes pela gestão anterior, mas hoje a realidade é outra”, comentou.
Na verdade, o projeto é bem mais amplo do que a construção de 200 casas populares, podendo beneficiar de 800 a 1000 famílias, através de parceria com a Usina Sonora. Com isso, a população de Sonora passará a contar com o maior projeto habitacional da história.
Apesar da junção de forças, o projeto habitacional tem suas particularidades. No caso da prefeitura, as casas serão construídas em parceria com os governos Estadual e Federal para serem doadas a população, com critérios estabelecidos. Já a Usina vai doar os terrenos aos funcionários, de forma parcial ou total, de acordo com cada caso, e vai auxiliar no financiamento para a construção da casa.