VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
04/02/2013 12:03:44
Yuri Valeis faz balanço positivo do primeiro mês a frente da administração de Sonora
Os números positivos, segundo o prefeito, se devem a uma equipe altamente capacitada, que conta com pessoas de sua confiança e funcionários efetivos.

Da assessoria/PCS

Foto: Elaine Sampaio/Divulgação
\n Na última sexta-feira (1º), o prefeito de Sonora, Yuri Valeis (PR), concedeu entrevista a FM Cidade e fez balanço positivo dos primeiros 30 dias a frente da prefeitura de Sonora. Os números positivos, segundo o prefeito, se devem a uma equipe altamente capacitada, que conta com pessoas de sua confiança e funcionários efetivos.
Apesar dos problemas herdados e da redução de FPM (Fundo de Participação dos Municípios), Yuri afirmou que tem tomado medidas para manter o equilíbrio financeiro da prefeitura, garantindo o pagamento em dia dos servidores e a execução de serviços públicos de qualidade.
Uma das características da atual administração é o atendimento ao público. O prefeito explica que tem priorizado o atendimento ao povo, para que todos possam ser ouvidos e atendidos sempre que possível. “Gosto de conversar com o povo, saber das necessidades da nossa gente é essencial para uma gestão voltada para todos”, enfatizou.
Durante a entrevista, Yuri falou das melhorias na Saúde, entre elas o protocolo de atendimento, a organização do Hospital Municipal e de outras unidades, com a colaboração de médicos e demais funcionários da área, além das novas aquisições, como um eletrocardiograma, possibilitando a entrega do exame na hora para o paciente. Mudanças também ocorreram no funcionamento da farmácia e do raio-x, que agora é 24 horas.
De acordo com o prefeito, essas mudanças já refletem no atendimento, que aumentou em janeiro, se comparado a dezembro. No último mês de 2012, foram realizadas 873 consultas, contra 1,5 mil no primeiro mês de 2013. Nos atendimentos gerais, comparando os mesmos meses, foram realizados 800 atendimentos a mais pela atual gestão.
Yuri acredita que os números apresentados comprovam que sua administração está no caminho certo. O prefeito lembrou que outra ação importante da Saúde é o mutirão de limpeza, que está acontecendo por etapas e já retirou mais de 500 cargas de lixo das ruas e dos quintais de Sonora. “Outras ações que visam à melhoria da Saúde estão por vir, nossa equipe tem trabalhado muito neste sentido”, afirmou.
Na educação, o prefeito informou que tem trabalhado para implantar 1/3 de hora atividade para os professores, uma reivindicação antiga e que já é lei. A construção de uma nova escola está nos projetos da atual administração, “iremos mudar muita coisa nesta pasta para oferecer educação de qualidade aos nossos alunos e, consequentemente, prepará-los ainda mais para ingressarem nas universidades”, emendou.
Yuri ressaltou a Educação de Sonora vai dar um largo passo com a construção da Agência de Formação Profissional do Senai e de uma Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi, obra de R$ 1,5 milhão viabilizada por sua gestão junto a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).
“A atuação que era tímida no município toma grande proporção, com diversos cursos profissionalizantes que vai capacitar o nosso povo, preparando os cidadãos para o mercado de trabalho. Com isso, Sonora passa a atrair empresas, pois um dos requisitos para instalação é mão-de-obra capacitada. Um dos nossos compromissos foi a geração de emprego e renda, principalmente para as mulheres, e este é apenas o primeiro passo”, lembrou.
Na Assistência Social, muitas ações serão anunciadas em breve. Conforme o prefeito, a equipe gerenciada por Calinca Lazzarotto está em constante contato com a secretaria de Estado de Assistência Social em busca de projetos para combater as desigualdades socais. “Estamos trabalhando para viabilizar unidades habitacionais para nossa gente, faremos projetos que atendam quem realmente necessita de uma casa”, frisou.
A pasta também está desenvolvendo ações que possam ajudar os cidadãos em situação vulnerável, através de diversos programas em parceria com os governos Estadual e Federal. “São pequenas ações, algumas isoladas, mas que fazem muita diferença na vida de quem precisa de respaldo do poder público”, comentou.
Na gerência de Obras Yuri encontrou muitos problemas, entre eles maquinário sucateado. Para mudar essa realidade, o prefeito determinou a reforma das máquinas, que começam a atender a população. A coleta de lixo teve de ser feita de forma improvisada pela Obras, pois a empresa que prestava serviço desistiu do contrato. Porém, o serviço já foi normalizado desde o início da semana passada.
A gerência de Obras está sendo essencial para a realização do mutirão de limpeza, em parceria com a Saúde. Paralelo ao mutirão, a Obras também tem recuperado ruas, principalmente da Vista do Lago e do Jardim dos Estados. Nos próximos dias, Yuri deve autorizar a ida das máquinas para o assentamento, atendendo as famílias que tinham requisitado as máquinas, pagaram por aproximadamente 100 horas, e não foram atendidas.
CARNAVAL - O prefeito explicou que todas as dificuldades encontradas, aliada ao pequeno período para organizar a festa, impediram a realização do carnaval em Sonora. Entretanto, Yuri afirmou que analisa a possibilidade de fazer um carnaval fora de época, para incentivar o turismo na cidade.
A idéia inicial é realizar a festa em novembro, com trio elétrico percorrendo as ruas de Sonora. “Não temos tradição em carnaval, na região norte existe uma festa tradicional em Rio Verde e os outros municípios ficam apenas como coadjuvantes na data”, enfatizou.
Depois de analisar a situação, tomamos a decisão de não fazer o carnaval. O prefeito relatou que o montante que seria gasto com a festa foi disponibilizado para regularizar pendências herdadas pela administração anterior, como o pagamento de dívidas junto ao Hospital Municipal, parcelamentos de multas na área de meio ambiente e recuperação de ambulâncias e máquinas, entre outros.
“Tenho acompanhado pela imprensa que muitos prefeitos abriram mão de fazer carnaval para manter o equilíbrio financeiro, em alguns casos para destinar mais recursos para importantes áreas, como saúde e educação. Sei que o nosso povo é animado e gosta de festa, mas entre um carnaval e serviços públicos de qualidade optamos pela segunda opção”, finalizou Yuri Valeis.\n \n