Sheila Forato
Em live no Facebook, na noite desta sexta-feira (3), o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), anunciou toque de recolher, a manutenção da suspensão das aulas e a abertura do comércio como medidas de prevenção no combate ao Coronavírus (Covid-19).
O toque de recolher começa a valer imediatamente. Sendo assim, a circulação de pessoas está proibida das 22 às 5 horas, todos os dias da semana. Já a rede municipal permanece sem aula até 3 de maio, assim como na rede estadual.
Ao lado do secretário de Saúde, Franciel Oliveira, o prefeito informou que, na segunda-feira (6), será publicado um decreto autorizando a abertura parcial do comércio. Entretanto, o prefeito enfatizou que regras sanitárias terão de ser seguidas.
Franciel explicou que equipe técnica da secretaria criou uma série de protocolos, de acordo com cada segmento. Esses protocolos regem a higienização, determinam a distância das pessoas, dentre outras regras que estarão explicitas no decreto.
Os detalhes do decreto não foram divulgados, porém, o secretário adiantou que os segmentos que terão autorização para atendimento ao público estão divididos em quatro grupos, cada um com regras específicas. São eles:
1 - Hospitais, Clínicas, Estratégias de Saúde da Familia, Laboratório de Analises Clinicas, Farmácias e Drogarias, Serviços de Atividades Físicas, Serviços Funerários e Óticas.
2 - Salões de Beleza, Estética e Depilação, Cabeleireiros, Barbearias, Manicure e Pedicure, Massagistas, Designer de Sobrancelhas e Profissionais Maquiadores.
3 - Restaurantes, Lanchonetes, Pastelarias, Conveniências e Bares, Sorveterias e Vendas de Açai, Mercados e Supermercados, Mercearias, Açougues e Peixarias e Padarias.
4 - Postos de Combustíveis, Casas Agropecuárias, Clinicas Veterinárias e Pet Shop, Lava Jato e Limpa Fossa, Hotéis, Motéis e Pousadas, Depósitos e Distribuidoras de Gás, Lojas de Vestuário, Móveis e Eletrodomésticos, Autônomos em Geral, Agências Bancárias, Correios, Lotéricas, Cartórios, Estação Rodoviária, Igrejas e Atividades Religiosas, Feiras, Comércio com Atendimento em Geral, Ambulantes e Profissionais Liberais.