AB/LD
Levantamento divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), revela que um terço dos municípios de Mato Grosso do Sul não estão preparados para as mudanças climáticas.
Os dados compõem o estudo “Roadmap Território Carbono Neutro”, que identifica e alinha as políticas públicas municipais de meio ambiente às demandas de sustentabilidade a nível global.
A pesquisa classifica os municípios em categorias que vão de A (melhores práticas) a E (piores práticas) e analisa o cenário de 43 dos 79 municípios. Desse total, 26 figuram nas classificações D e E. Segundo a Semadesc, o estudo indica insuficiência dessas localidades no enfrentamento aos desafios climáticos.
Ainda de acordo com a secretaria, as principais lacunas encontradas em relação às mudanças climáticas nesses municípios são:
inexistência de inventários de emissões de gases de efeito estufa;
ausência de fundos municipais para mudanças climáticas;
ausência de programas estruturados de pagamentos de serviços ambientais.
Nenhuma cidade do estado está na classificação A e, somente Campo Grande apresentou o melhor desempenho, ficando na categoria B.
Para o secretário adjunto da pasta, Artur Falcette, avanços significativos vêm ocorrendo em municípios que apresentam planos diretores e conselhos municipais de meio ambiente, além de programas de gestão de resíduos sólidos. O estado espera que até 2025, todos os municípios se engajem nos avanços.
Classificações
Confira abaixo a classificação dos municípios:
A
nenhum
B
Campo Grande
C
Coxim e Dourados
D
Bataguassu
Brasilândia
Maracaju
Naviraí
Ponta Porã
Ribas do Rio Pardo
Rio Negro
Sonora
Três Lagoas
E
Amambai
Anastácio
Aquidauana
Bodoquena
Bonito
Caarapó
Chapadão do Sul
Douradina
Iguatemi
Inocência
Miranda
Pedro Gomes
Porto Murtinho
Rochedo
Rio Verde de Mato Grosso
Taquarussu