Sheila Forato
Os números mostram que independente de lockdown as pessoas circularam no último final de semana em Coxim. As regras impostas aos estabelecimentos comerciais não surtiram o efeito desejado no isolamento social. A diferença da taxa de sábado (8), com comércio aberto, para domingo (9), com tudo fechado, foi de apenas 2,6%.
Conforme os boletins de taxa de isolamento, divulgados na manhã desta segunda-feira (10) pelo governo do Estado, no sábado o isolamento social em Coxim foi de 40,7%, já no domingo de 43,3%, nos dois dias o município ficou na bandeira laranja.
De modo geral, o dia dos pais derrubou a taxa de isolamento em todo Mato Grosso do Sul. No primeiro final de semana de agosto, dias 1 e 2, as melhores taxas foram de 64% e 66,7%. Neste, nos dias 8 e 9, os primeiros colocados caíram para 57,8% e 58,4%, quedas de 6,2% e 8,3%, respectivamente.
Coxim viveu quatro fins de semana de lockdown, no último a Prefeitura flexibilizou a abertura do comércio aos sábados, com manutenção de regras sanitárias e de distanciamento social. O município também proibiu música ao vivo em restaurantes, lanchonetes e bares.
A flexibilização foi pautada na redução da velocidade com que o Coronavírus (Covid-19) vinha se espalhando em Coxim, de acordo com o gerente de Vigilância Sanitária, Saimon Cândido. A expectativa dos comerciantes é que a flexibilização seja mantida. Já os músicos esperam que a música ao vivo seja liberada a partir do próximo final de semana.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, o município tem 235 casos confirmados da doença. Entretanto, 125 já são considerados curados. Outra boa notícia é que não existem pacientes de Coxim internados, todos os ativos se tratam em suas respectivas casas. Os suspeitos são 38 e os óbitos quatro.