VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
14/08/2020 12:30:00
Bandeira laranja: Coxim deixa de ser área de alto risco de contaminação por Coronavírus

Sheila Forato

Nesta sexta-feira (14), o governo do Estado divulgou relatório atualizado da situação dos municípios no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), que norteia os prefeitos nas tomadas de decisões para o enfrentamento do Coronavírus (Covid-19).

Com a atualização, Coxim deixou de ser área de alto risco de contaminação. O município que estava na bandeira vermelha foi pintado de laranja no mapa do Prosseguir e passou a ser de médio grau de contaminação por Coronavírus.

Segundo o governo do Estado, essa condição permite que Coxim possa abrir as portas de atividades não essenciais, consideradas de médio e baixo risco, assim como mantenha o funcionamento do comércio essencial.

No último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, ao final da tarde de quinta-feira (13), o município contabilizava 239 infectados e cinco óbitos em decorrência da doença. Entretanto, 167 já estão recuperados, ou sejam, quase 70%.

Desde o início de agosto a população assiste a contaminação do Coronavírus desacelerar em Coxim. Entretanto, a orientação das autoridades sanitárias é que as pessoas continuem cuidando da higiene, fazendo uso de máscara e mantendo o distanciamento social para que o contágio não aumente.

Quase todas as cidades da região norte de Mato Grosso do Sul estão na mesma situação de Coxim (bandeira laranja, grau médio), com exceção de São Gabriel do Oeste (bandeira preta, grau extremo), Rio Verde e Sonora (bandeira vermelha, grau alto) e Figueirão (bandeira amarela, grau tolerável).

No caso de São Gabriel do Oeste, a recomendação é para manter apenas o comércio essencial aberto e fazer toque de recolher das 20 às 5 horas. Já Rio Verde e Sonora devem abrir o comércio essencial e não essencial de baixo risco, com recolhimento a partir das 21 horas. Para Figueirão não existe recomendação de fechamento de comércio ou toque de recolher.