Correio do Estado/LD
Campo Grande possui 508.042 pessoas imunizadas contra Covid-19 com as duas doses ou dose única, número que representa 56,07% da população, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
A Capital supera as médias de imunização estadual e nacional, que encontram-se em 53,54% e 38,05%, respectivamente.
São 632.208 campo-grandenses que tomaram pelo menos uma dose da vacina, número que abrange 69,77% da população.
Campo Grande aplicou 1.175.621 doses de vacina contra Covid-19 desde o início da campanha de imunização contra Covid-19, que começou em 19 de janeiro desde ano.
Existem 35.371 pessoas vacinadas com a terceira dose ou dose de reforço. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a terceira dose quintuplica a imunização contra Covid-19.
Campo Grande possui mais de 40 postos de vacinação espalhados pelas sete regiões da Capital.
As vacinas aplicadas em Campo Grande são Pfizer-BioNTech-Cominarty, Coronavac-Sinovac-Butantan, AstraZeneca-Oxford-Friocruz e Janssen.
Covid-19 em queda
A campanha de vacinação contra Covid-19 reflete na queda do número de testes positivos, mortes, internações, taxa de contágio e letalidade.
Com a melhora na pandemia, os Boletins Epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) serão divulgados apenas três vezes na semana.
Dados do Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (20) revelam que a taxa de contágio da Covid-19 despencou para 0,83 em Mato Grosso do Sul.
Existem 149 pessoas hospitalizadas em todo o estado de Mato Grosso do Sul, sendo 56 em leitos clínicos (46 público; 10 privado) e 93 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (81 público; 12 privado).
A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 44%, Dourados em 52%, Três Lagoas 34% e Corumbá 59%.
Existem duas pessoas à espera de um leito em Mato Grosso do Sul. Entre os pacientes que aguardam por uma vaga em hospital, um é da Central de Regulação de Campo Grande e um da Central de Regulação de Dourados.
A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) liberou a capacidade máxima (100%) de lotação em locais públicos. O uso de máscara permanece obrigatório.
O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) ressalta a importância da vacinação.
“A gente pede por favor, deixe os lados ideológicos e políticos de lado. Nós estamos tentando buscar um raciocínio lógico em busca da saúde pública”.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, celebrou o avanço da imunização.
“Continuamos sendo exemplo para o país. A quantidade de doses aplicadas reflete o nosso trabalho árduo em vacinar os sul-mato-grossenses”, disse Resende.
A secretária adjunta de saúde, Christinne Maymone, fala sobre a importância de se imunizar contra a Covid-19.
"A vacina é um ato de solidariedade, é um ato que você protege a si mesmo e a sociedade como um todo. A vacina junto com o uso da máscara, evitar aglomerações e distanciamento físico, vai ajudar a reduzir o número de óbitos e hospitalizações moderadas e grave".