VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
12/03/2020 10:33:00
Cancro da próstata e não só: 7 sinais de alarme que jamais pode ignorar
Infelizmente os problemas da próstata são comuns, sobretudo nos homens com mais de 50 anos. E como em todas as doenças - a prevenção é sempre o melhor remédio.

Liliana Lopes Monteiro

Conforme explica um artigo publicado no site do hospital CUF, a próstata é uma pequena glândula do homem, do tamanho e forma de uma noz. Situa-se abaixo da bexiga e à frente do reto, ao redor da uretra. A sua função é produzir um líquido branco e fluído que faz parte do esperma. Com o avançar da idade, a próstata tende a aumentar de tamanho (não se sabe exatamente porquê) e, quando se torna demasiado grande, pode causar problemas de saúde.

Deverá falar com um médico se identificar alguns destes sinais

  • Vontade de urinar com frequência;

  • Acordar várias vezes durante a noite para urinar;

  • Sangue na urina ou no sémen;

  • Dor ou ardor ao urinar;

  • Dor ao ejacular;

  • Dor ou rigidez frequente ao nível da zona lombar, ancas, zona pélvica, retal ou coxas;

  • Perda involuntária de urina.

Os problemas da próstata mais comuns, segundo a CUF:

Hiperplasia benigna da próstata

Muito comum em homens a partir dos 55 anos, ocorre quando a próstata aumenta de tamanho. A vigilância anual pelo médico assistente poderá ser suficiente; se for necessário tratamento, este poderá passar pela prescrição de medicamentos que ajudem a diminuir o tamanho da glândula ou a relaxar os músculos que lhe estão próximos ou, inclusivamente, pela cirurgia.

Prostatite bacteriana aguda

Tem na sua origem uma infeção bacteriana e surge repentinamente. Se desenvolver febre, arrepios ou dor em conjunto com os sintomas acima referidos, sobretudo dificuldade em urinar, consulte o seu médico assistente. A maior parte destes casos é tratado com antibióticos e medicamentos para atenuar a dor ou desconforto.

Prostatite bacteriana crónica

Esta infecção é recorrente: está sempre a aparecer e a desaparecer e pode ser de difícil tratamento; a toma prolongada de antibióticos pode estar indicada.

Prostatite crónica

Pode causar dor na zona lombar, virilha ou no pénis. O seu tratamento pode envolver a combinação de fármacos, cirurgia e alterações a nível do estilo de vida.

Cancro da próstata

A probabilidade de se desenvolver cancro da próstata pode ser influenciada por vários fatores:idade (homens com mais de 50 anos têm maior risco) etnia histórico familiar (se o pai ou irmão tiver, o risco é mais elevado) dieta, que quando é rica em gordura aumenta a probabilidade do seu desenvolvimento.

Dicas para prevenir problemas da próstata

Conforme explica a CUF, até certo ponto, os problemas da próstata estão naturalmente associados ao envelhecimento. Existem, no entanto, algumas estratégias que pode adotar para manter esta glândula mais saudável, tais como:

  • Seguir uma dieta rica em fruta e vegetais.

  • Comer peixes gordos ricos em ómega-3 e alimentos ricos em gorduras boas, como o abacate, frutos secos e azeitonas.

  • Evitar alimentos processados e ricos em açúcar e gordura saturada. Manter-se bem hidratado, bebendo água.

  • Beber chá, nomeadamente o verde e o de hibisco, ambos ricos em antioxidantes. É importante, contudo, preferir chás sem cafeína, que pode irritar a próstata e a bexiga.

  • Ter uma boa higiene íntima, mantendo os órgãos genitais limpos.

  • Praticar exercício físico e controlar o peso.

  • Fazer uma boa gestão do stress: o stress pode levar à contração inconsciente e persistente dos músculos pélvicos, o que, a longo prazo, pode causar problemas a nível da próstata. Experimente terapia, meditação ou exercícios como ioga ou tai chi.