VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
24/10/2018 10:59:00
Caos se instala em atendimento de hospital gerando críticas diárias nas redes sociais

Luma Danielle Centurion

Foto: Reprodução Facebook

Virou rotina. Todos os dias, praticamente, um usuário do SUS (Sistema Público de Saúde) usa as redes sociais para reclamar do atendimento do Hospital Municipal Rachid Saldanha Derzi, em Sonora. Na noite desta terça-feira (23), uma jovem publicou no Facebook, as 22h32, que aguardava atendimento desde as 19 horas.

Marcando o prefeito Enelto Ramos da Silva, ela escreveu:

“Esse hospital só vai na base da reclamação mesmo porque uma pessoa chegar 19:00 Da Noite tá beirando quase as 23:00 hrs e não ser atendida e muita calamidade o médico não ter um pingo de respeito com os pacientes por que o mesmo deixar sua sala e sumir pra nem mesmos os enfermeiros o encontra e pq as coisas tá um bela de uma merda .. Vamos por atendentes capacitados por que se não querem trabalhar tenho a plena certeza que tem muitos precisando de emprego ...”.

Outra usuária comentou: “Não adianta nem reclamar pedem desculpas que vai melhorar e nada é feito só desculpas em cima de desculpas”. Logo embaixo outras pessoas vieram comentando. Cada um compartilhando as experiências negativas que tem no atendimento, ou melhor, na falta dele.

Há 10 dias, uma mãe postou que voltou para casa depois de esperar por atendimento para o filho, que estava com mais de 39° de febre. Além de questionar a falta de atendimento, a mãe estava indignada com o fato de quem tem dinheiro entrar para fazer a pré-consulta e já ficar dentro do hospital para ser atendido.

Três dias depois que o Edição MS publicou a reportagem “Criança com febre de 39,1° espera 3h30 em hospital e volta para casa sem atendimento”, o prefeito usou as redes sociais para se explicar com a população. Enelto escreveu que se reuniu com gerentes da Saúde para tomar providências e prometeu melhorias. Entretanto, na prática, já se passaram 10 dias e a situação permanece a mesma.