VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
13/04/2020 13:00:00
Caso de Coronavírus confirmado em Coxim está em Sonora desde dia 21

Sheila Forato

O morador de Coxim que testou positivo para Coronavírus (Covid-19) está em Sonora desde o dia 21 de março. É um idoso de 79 anos que tem parentesco com a mulher de 34 anos, o primeiro caso confirmado de Sonora no último dia 6.

Segundo a gerência de Saúde de Sonora, todas as pessoas que tiveram contato com essa mulher começaram a ser monitorados, inclusive as de Coxim, desde que o laboratório confirmou a infecção. Os mesmos foram colocados em isolamento domiciliar e submetidos a exames.

Em Coxim, nesta segunda-feira (13), existem 18 pessoas sendo monitoradas pela secretaria de Saúde. De acordo com o gerente de Atenção Básica de Saúde, Vandei Alves de Oliveira, são pessoas que tiveram contato com esse caso de Sonora, outras que se relacionaram de alguma forma com os dois casos suspeitos de Coxim, assim como outras que por algum motivo a rede viu a necessidade de monitorar.

O Edição MS pediu que o gerente exemplificasse pelo menos um desses motivos. Ele informou que a Saúde monitora qualquer pessoa quem venha de outra cidade e entre em Coxim. “Essa pessoa responde a um questionário nas barreiras sanitárias, presta várias informações e passa a ser monitorada diariamente via celular, sendo orientada permanecer em isolamento domiciliar”, explicou.

Até o fechamento desta reportagem Coxim tinha dois casos suspeitos, de um casal. Os dois chegaram a ficar em observação no isolamento do Hospital Regional Álvaro Fontoura, mas já receberam alta e permanecem em isolamento domiciliar. Os resultados dos exames deve chegar às 16 horas.

Sonora

A maior preocupação da região norte de Mato Grosso do Sul é o município de Sonora. Com quase 20 mil habitantes a cidade conta com nove casos, além desse morador de Coxim. Esse número coloca Sonora em terceiro lugar em número de casos no ranking estadual, ficando atrás apenas de Campo Grande e Três Lagoas.

Mato Grosso do Sul tem 113 casos confirmados de Coronavírus. Desses, 55 são na Capital. Os óbitos pela doença são quatro. Já os casos suspeitos chegam a 63. As informações são do boletim epidemiológico do governo de Mato Grosso do Sul, que hoje anunciou a transmissão comunitária do Cororonavírus.