Veja/PCS
Nesta segunda-feira o Ministério da Saúde anunciou que já foram notificados 1.248 casos de microcefalia, em 311 municípios, de 14 estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Pernambuco permanece com o maior número de casos (646), em seguida, estão a Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12), Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1).
No sábado, a relação entre o vírus e a doença foi finalmente confirmada após os resultados de exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelarem a presença do zika em amostras de sangue e tecidos da criança. De acordo com o ministério, outros seis casos de mortes de crianças com microcefalia estão sendo investigados.
Diante destes números, Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, destacou a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do Zika e da chikungunya.
O governador de Pernambuco decretou situação de emergêcia no Estado.