Midiamax/PCS
O Hemosul convoca doadores de sangue do tipo 'O Negativo' para reabastecerem os estoques do banco de sangue. Segundo o órgão, manter reservas desse tipo sanguíneo é fundamental, já que quando não é possível conferir a tipagem sanguínea de uma vítima de acidente grave, por exemplo, o tipo O Negativo é utilizado, já que é compatível com todos os outros tipos sanguíneos.
Em Campo Grande, as doações podem ser feitas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h ao 12h no Hemosul da Avenida Fernando Corrêa da Costa com Padre João Crippa - o posto de doação da Santa Casa está temporariamente indisponível.
Como doar sangue
Para doar sangue é preciso estar munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal) e com peso mínimo de 55kg. A primeira doação pode ser feita somente até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.
Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
Para doar sangue é necessário estar bem alimentado, mas é fundamental evitar alimentos com excesso de gordura no dia da doação.