VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
21/07/2021 14:57:00
Com vacinação em massa, 4 de 13 cidades na fronteira de MS melhoraram classificação de risco

Midiamax/LD

Depois de receberem lote com vacinas da Janssen para a imunização em massa da população, algumas cidades na fronteira apresentaram melhora na classificação de risco do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) em Mato Grosso do Sul. De 13 cidades contempladas no estudo, quatro saíram da bandeira vermelha. Já Campo Grande, mesmo com 40% da população adulta vacinada, continua com grau de risco alto. Municípios do Estado já contestaram o Prosseguir por suposto uso político.

O novo mapa de risco do Prosseguir foi divulgado na manhã desta quarta-feira (21) durante a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde). A secretária adjunta Crhistinne Maymone ressaltou que há uma lenta melhora no cenário da pandemia em Mato Grosso do Sul.

“Estamos melhorando, embora lentamente. Nós, lentamente, estamos saindo de um quadro vermelho para laranja. Não temos nenhum município com bandeira cinza”, comentou.

A secretária afirmou que uma nova avaliação do Prosseguir será feita excepcionalmente, para avaliar o risco nos municípios após o retorno das aulas no sistema híbrido. Maymone comemorou os resultados da vacinação, que começaram a refletir na fronteira.

De 13 municípios com vacinação em massa, 4 apresentaram melhora. As cidades que evoluíram na classificação de risco do Prosseguir são: Coronel Sapucaia, Ponta Porã, Porto Murtinho e Japorã. O infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Julio Croda, chefia o estudo da vacinação em massa na fronteira de Mato Grosso do Sul. Ele ressalta que ainda é muito cedo para analisar os dados do coronavírus e os possíveis impactos da imunização. Para o infectologista, os primeiros impactos da vacinação em massa só serão percebidos nas próximas semanas.

Uso político do Prosseguir

Na semana passada, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) publicou decreto que passa a presidência do Prosseguirao secretário de Infraestrutura e pré-candidato ao governo em 2022, Eduardo Riedel. A decisão reacendeu a especulação feita por lideranças dos municípios sobre o suposto uso político da ferramenta.

Em 10 de junho, o Prosseguir colocou 43 municípios em bandeira cinza (grau extremo) devido à pandemia da Covid-19. Campo Grande era um dos municípios que estava na bandeira cinza. Porém, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) contestou a publicação do Prosseguir e, após 4 dias, novo decreto municipal determinou que a Capital retornasse à faixa da bandeira vermelha do Prosseguir. Sidrolândia, Três Lagoas e Ponta Porã seguiram os passos da Capital e também relaxaram as medidas. Os gestores contestaram as medidas do Prosseguir e cogitaram, ainda, uso político do programa.