Sheila Forato
Nesta segunda-feira (10) completa uma semana que Coxim não registra mortes por Coronavírus (Covid-19). O único óbito no mês de maio consta no boletim epidemiológico do dia 3. Desde o início da pandemia Coxim perdeu 59 pessoas para a doença.
O mês mais letal em Coxim foi abril deste ano, quando 14 moradores morreram em decorrência do Coronavírus, praticamente um a cada dois dias. Em 31 de março o boletim informava 44 óbitos e em 30 de abril 58.
Diferente de abril, em maio foi registrada apenas uma morte em 10 dias. A expectativa das autoridades em saúde é que o número de mortes continue em queda, assim como de internações. Atualmente, Coxim tem apenas seis pacientes infectados internados, sendo três no Hospital Regional Álvaro Fontoura e três no Hospital da Cassems.
Para o gerente de Vigilância Sanitária, Luiz Eduardo dos Santos, a redução dos números de mortes e de internações depende da colaboração de todos. “Precisamos que as pessoas continuem cuidando da higiene das mãos, usem máscaras e mantenham o distanciamento”, enfatizou o gerente.
Ele pediu ainda que os clientes do comércio respeitem as regras impostas a cada segmento, enaltecendo que são essas pequenas atitudes que vão fazer a diferença. “Queremos atravessar essa pandemia sem ter que sacrificar ainda mais o comércio, que há mais de um ano vem contabilizando prejuízos”, ponderou Santos.
Em Coxim 2.476 já se infectaram pelo Coronavírus, desses 2.306 estão recuperados. Os casos ativos, de acordo com o boletim epidemiológico de domingo (9), são 111. Os suspeitos 38. Já os óbitos são 59. O município é o único da região norte de Mato Grosso do Sul que está na bandeira laranja do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), que indica grau médio de contágio. As outras cidades estão na bandeira vermelha, com grau alto.