Sheila Forato
Na manhã desta terça-feira (05), o Posto de Saúde Jorge Ritt, em Coxim, amanheceu fechado e com um aviso no portão: “Atenção. Devido o contato de funcionários com caso positivo de Covid-19, a unidade estará fechada até segunda ordem”. O aviso finaliza com o celular da Policlínica (99963-4592), número que as pessoas daquela região devem ligar caso precisem de atendimento.
É que os primeiros atendimentos ao homem de 40 anos, que testou positivo para Coronavírus, foram feitos no PSF Jorge Ritt. Os funcionários do local foram colocados em isolamento domiciliar e são monitorados pela secretaria de Saúde. O mesmo deve acontecer com funcionários do Hospital Regional Álvaro Fontoura.
Uma das preocupações do secretário de Saúde, Franciel Oliveira, é com a saúde dos funcionários que estão na linha de frente. "Quando a gente teme pelo colapso no sistema de saúde não estamos pensando só na estrutura física, mas também em nossos recursos humanos, que são os médicos, enfermeiros e técnicos que estão na linha de frente do combate à pandemia”, exemplificou o secretário.
O primeiro caso adquirido em Coxim foi confirmado na noite desta segunda-feira (04). A cidade já tinha um caso confirmado, de idoso de 79 anos já considerado curado, mas ele ficou doente em Sonora, onde se tratou e se recuperou. Com mais esse caso, Coxim passa a contabilizar dois casos positivos. Em Mato Grosso do Sul já são 283 confirmados, conforme boletim epidemiológico da secretaria de Estado de Saúde.