VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
26/05/2021 15:15:00
Coxim registra 73 casos de Covid-19 num dia, maior número desde o início da pandemia
A taxa de contágio em Mato Grosso do Sul está em 1,03%. Isso quer dizer que a cada 100 pessoas infectadas outras 103 adoecem.

Sheila Forato

Coxim quebrou mais um triste recorde, desta vez, de casos de Coronavírus (Covid-19) confirmados num único dia. O boletim epidemiológico desta quarta-feira (26) trouxe 73 novos casos da doença, elevando a quantidade de casos ativos para 219, que também é o maior número desde o início da pandemia.

A situação é preocupante, mostra que o contágio do Coronavírus está acelerado em Coxim, além de comprovar que as medidas restritivas, aliadas a falta de conscientização por parte da população, não estão conseguindo conter a propagação da doença. A taxa de contágio em Mato Grosso do Sul, que há 14 dias era de 0,96%, está em 1,03%. Isso quer dizer que a cada 100 pessoas infectadas outras 103 adoecem.

Atualmente, a única restrição de circulação imposta à Coxim é o toque de recolher, das 21 às 5 horas, com proibição de aglomerar em qualquer horário nas vias públicas (calçadas e canteiros de avenidas, praças, parques e similares) independente do horário.

O decreto municipal mais recente é o 491/2021, que proibiu qualquer tipo de evento, porém, alguns continuam acontecendo, como o realizado no início da semana no 47º Batalhão de Infantaria. Do mais, o decreto veda a prática de esportes coletivos, como futebol, o funcionamento de ranchos e restringe o comércio a lotação máxima de 40%, além de proibir o consumo em conveniências.

A cidade segue na bandeira vermelha do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), que indica grau alto de contágio. Ainda durante a semana, representantes da secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária devem se reunir com o prefeito Edilson Magro (DEM) para discutir novas medidas restritivas como forma de enfrentamento ao Coronavírus.