VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
17/03/2020 18:45:00
Coxim segue sem casos de Coronavírus, mas aulas estão suspensas por precaução

Sheila Forato

MS tem seis casos, todos em Campo Grande (Foto: Reprodução/SESMS)

O município de Coxim, polo da região norte de Mato Grosso do Sul, segue sem casos de Coronavírus (Covid-19). Entretanto, após várias reuniões, o prefeito Aluizio São José (PSB) tomou algumas medidas, dentre essas a suspensão das aulas na rede municipal de 18 de março a 6 de abril.

As duas escolas particulares de Coxim – Novo Mundo e FEC (Fundação Educacional de Coxim) – também suspenderam as aulas, inicialmente até 29 de março. O mesmo aconteceu no estado, sendo que a suspensão é de 15 dias, a partir de segunda-feira (23).

Já as universidades, públicas e privadas, vão ministrar aulas on-line pelos próximos 30 dias.

A prefeitura também vai suspender atividades com idosos, que rotineiramente frequentam os centros de convivência e também estuda a possibilidade de dispensar os funcionários públicos municipais com mais de 60 anos de suas atividades. É que eles são considerados grupo de alto risco.

Outras medidas foram elencadas por Aluizio, que fez uma live no Facebook no final da tarde, ao lado do secretaria de Saúde, Franciel Oliveira. Uma delas e a suspensão de alvarás para eventos. Bares e restaurantes, dentre outros, que pretendem continuar abertos também terão de se adequar as recomendações do Ministério da Saúde no combate ao Coronavírus.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (17), pela secretaria de Estado de Saúde, existem seis casos confirmados em Mato Grosso do Sul. Todos são em Campo Grande. No Brasil o número de casos já ultrapassa 300, com uma morte em São Paulo.

A única forma de evitar a contaminação é redobrar a atenção com a higiene pessoal, principalmente das mãos. As pessoas também devem evitar lugares fechados. É importante frisar que aqueles que forem infectados pelo Coronavírus devem se resguardar em quarentena.