VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
02/06/2021 17:30:00
Decretada lei seca durante o feriadão de Corpus Christi em Coxim

Sheila Forato

Foto: Augusto Marques/PMC

O prefeito Edilson Magro (DEM) acaba de decretar lei seca durante o feriadão de Corpus Christi em Coxim como medida de enfrentamento do Coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito em live no Facebook, no final da tarde desta quarta-feira (2), com as presenças da secretária de Saúde, Salete Bell de Souza, e o gerente de Vigilância Sanitária, Luiz Eduardo dos Santos, além do procurador Jurídico, Adriano Fernandes.

A partir das 21 horas nenhum estabelecimento comercial vai poder vender bebidas alcoólicas, nem no sistema de delivery (entregas a domicílio). A proibição alcança até mesmo os supermercados e afins, que vão ter de isolar as áreas destinadas aos produtos alcoólicos. A proibição também vale para o comércio as margens das rodovias.

A medida adotada pelo prefeito atende os anseios da maioria dos internautas que interagiu nas enquetes disponibilizadas pelo Edição MS. No Facebook 74% responderam que a Prefeitura deveria decretar a lei seca em Coxim. Os contrários são 26%. No Instagram o resultado foi parecido, 75% a favor e 25% contra.

Foto: Reprodução

No mesmo horário começa o lockdown em Coxim, que dura pelo menos até às 5 horas de segunda-feira (7), período em que apenas o comércio essencial (açougues, padarias, supermercados e postos de gasolinas) pode abrir as portas para o atendimento ao público.

As clínicas médicas, odontológicas e veterinárias podem atender de forma emergencial, assim como os serviços funerários. No período de lockdown as entregas estão autorizadas nos estabelecimentos do ramo alimentício, tanto para humano quanto para animais.

Vale ressaltar que parte do comércio, o noturno, pediu que o prefeito mantenha o fechamento da cidade até o dia 13 de junho. A situação é avaliada pelas autoridades em saúde, pois a transmissão da doença em Coxim está descontrolada.