Sheila Forato
Uma das proibições do decreto municipal 491/2021, publicado na semana passada para enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), é a prática de esportes coletivos em Coxim. Entretanto, tem uma galera ignorando a restrição, apesar de Coxim ter registrado 73 casos novos da doença somente nesta quarta-feira (26), um recorde.
É o que comprovam fotos enviadas por um leitor do Edição MS, que flagrou a bola rolando na quadra da Escola Estadual Pedro Mendes, localizada no bairro Flávio Garcia, em Coxim. Segundo o leitor, o futebol nunca deixou de acontecer no local, são partidas diárias, na quadra protegida por muros altos.
O diretor da escola, Vagner Teixeira da Silva, informou que apesar da altura essas pessoas pulam o muro do local, acendem as luzes e dão início as partidas. Ele relatou que o colégio possui agente patrimonial, porém, o mesmo não tem poder de polícia e que em alguns casos a Polícia Militar é acionada para dispersar os atletas.
A denúncia também foi postada por um participante do grupo Bom mesmo é Coxim, no whatsapp, e o gerente de Vigilância Sanitária, Luiz Eduardo dos Santos, informou que estava destinando uma equipe para o endereço. De acordo com o artigo 268 do Código Penal infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa é crime, com detenção de até um ano de prisão, além de multa.