Da Assessoria/LD
A Defesa Civil do Município de Coxim, em Mato Grosso do Sul, emitiu um alerta para a população sobre as ondas de calor que estão atingindo a região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há risco de grande perigo para a saúde e o bem-estar das pessoas, pois as temperaturas podem ultrapassar os 40°C nos próximos dias.
As ondas de calor são fenômenos climáticos caracterizados por períodos prolongados de temperaturas muito acima da média, que podem causar desidratação, insolação, queimaduras, fadiga, tontura, dor de cabeça, náusea e até mesmo morte.
Para evitar esses problemas, a Defesa Civil recomenda alguns cuidados simples, mas importantes, que devem ser seguidos pela população, especialmente nas escolas. Entre eles:
Evitar o contato direto com o sol entre as 11 e 16 horas;
Usar roupas de cor clara e confortáveis;
Não fazer atividades físicas cansativas sob o sol;
Cuidar da hidratação e ter sempre uma garrafinha de água à mão, mesmo em casa;
Dar preferência a alimentos frescos, frutas e verduras;
Ficar em locais com sombras;
Aplicar protetor solar no rosto, braços, pernas e em demais áreas expostas do corpo;
Usar óculos escuros, bonés e chapéus;
Manter ambientes domésticos e de trabalho bem ventilados ou climatizados;
Em veículos sem ar-condicionado, deixar as janelas abertas.
A coordenadoria da Defesa Civil ressalta que essas medidas são essenciais para prevenir os efeitos nocivos das ondas de calor e pede que a população fique atenta aos sinais de alerta do corpo e procure ajuda médica em caso de mal-estar. Além disso, a Defesa Civil orienta que as pessoas evitem queimar lixo ou fazer fogueiras, pois isso pode aumentar a poluição do ar e agravar os problemas respiratórios.
De acordo com o site Clima Tempo, Coxim registrou temperatura de 40.4 °C neste domingo (24), ficando atrás de Porto Murtinho com 42.0º, Paranaíba 41.2 °C e Água Clara, que pode ter sido a maior temperatura no Brasil em 2023, até agora com 42.2 °C.