Sheila Forato
Dos 33 casos de Coronavírus (Covid-19) confirmados nesta quinta-feira (20), em Coxim, 32 são presos do Estabelecimento Penal Masculino. O secretário de Saúde, Franciel Oliveira, explicou que foram feitos 60 testes rápidos no local e 55% deram positivo. Por conta disso, todos os detentos serão testados. O Estabelecimento Penal mantém 268 homens presos em Coxim.
É importante ressaltar que a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) suspendeu as visitas presenciais aos presidiários em Mato Grosso do Sul. A suspensão segue até 31 de agosto. Isolados, os detentos não tem contato com familiares desde o início da pandemia. Os únicos contatos são com funcionários do sistema.
Os números divulgados no boletim epidemiológico de número 149, nesta tarde, chegou a assustar a população, que assiste Coxim inclinar as curvas de casos confirmados diariamente, assim como de suspeitos. Pelas redes sociais, algumas pessoas chegaram a questionar o fato do número de confirmados hoje serem maiores do que os suspeitos de ontem.
A explicação é que os testes rápidos não são contabilizados como suspeitos nos boletins, uma vez que o resultado sai em 15 minutos. Diferente dos exames RT-PCR, coletados através de cotonetes e encaminhados ao Lacen (Laboratório Central) para análises das amostras. Neste caso, o resultado demora até três dias, atualmente.
Coxim tem 289 casos confirmados. Desses, 76 estão ativos, cinco são óbitos e 208 estão recuperados. O boletim epidemiológico de hoje trouxe 30 casos suspeitos. Vale adiantar que com a testagem em massa dos presidiários, anunciada pelo prefeito Aluizio São José (PSB), o numero de infectados pode subir consideravelmente nos próximos dias.
Editada para correção.