VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
10/10/2024 08:31:00
Edilson 2: Direção do Hospital Regional de Coxim será mantida
Prefeito destacou responsabilidade administrativa e financeira, além do aumento na prestação de serviços em saúde para a população

Sheila Forato

Foto: Sheila Forato

Naturalmente, uma reeleição é seguida de ajustes administrativos. Em Coxim não vai ser diferente. O prefeito Edilson Magro (PP), reeleito no domingo (6), se prepara para uma reforma administrativa, que deve ser colocada em prática até dezembro de 2024.

Contudo, algumas áreas não vão ser mexidas, dentre essas está o Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva. Nesta quarta-feira (9), o prefeito afirmou que vai manter a direção da FESP (Fundação Estatal de Saúde do Pantanal) no governo Edilson 2.

“Desde que assumimos, em 2021, a direção do HR vem produzindo números satisfatórios. Não fizemos dívidas desde o dia 1º de janeiro de 2021, pagamos fornecedores e colaboradores, recolhemos obrigações em dia e ainda estamos pagando dívidas de gestões que nos antecederam”, ponderou o prefeito.

Vale lembrar que quando a atual diretoria da FESP chegou ao Hospital Regional encontrou mais de R$ 30 milhões em dívidas, inclusive dezenas de cheques devolvidos por falta de fundos. Além de manter as contas em dia, a direção já conseguiu quitar R$ 7 milhões, aproximadamente, de dívidas herdadas.

Para o prefeito, tão importante quanto manter o equilíbrio financeiro foi a ampliação de serviços em saúde. Para Edilson, o HR apresenta números satisfatórios e a direção tem trabalhado para melhorar cada dia mais.

“Recentemente o hospital divulgou a realização de mais de 1 milhão de procedimentos no pronto socorro e ambulatório em apenas três anos e meio”, lembrou o prefeito. Ele destacou ainda a capacidade da equipe médica em fazer cirurgias, principalmente, as de média complexidade. “Antes de assumirmos a maioria dos pacientes precisavam viajar para outras cidades para receber atendimento especializado, hoje a realidade é outra. Temos que melhorar em alguns pontos? Sempre. E vamos continuar trabalhando para isso”, finalizou Edilson Magro.