CE/LD
Com alta nos casos de gripe nos últimos meses, Mato Grosso do Sul voltou a zerar o número de óbitos por Covid-19 nesta semana.
Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira (25), nos últimos sete dias não foram notificadas mortes pela doença.
Além disso, apenas sete casos foram confirmados no período, quantidade 90% inferior do que a registrada na semana anterior.
Saiba: Desde o início do ano, 68 pessoas morreram de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, e 9.590 casos foram confirmados.
Gripe preocupa
Ao passo que a Covid-19 "recua", a gripe volta a preocupar as autoridades de saúde em Mato Grosso do Sul, ainda mais com a chegada do inverno. A Capital é uma das 11 do país que apareceram no boletim infogripe, da Fiocruz, com probabilidade de aumento de casos da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) a longo prazo.
Desde o início do ano, 4.131 pessoas já foram hospitalizadas com a SRAG em Mato Grosso do Sul, sendo que 514 delas estavam com Influenza. O número de óbitos já chegou a 50 em todo o Estado.
Os principais vírus em circulação são influenza A (H1N1 e H3N2) e vírus sincicial respiratório (VSR).
Para frear a quantidade de internações, a vacina contra a gripe foi disponibilizada para todos os públicos (acima de 6 meses), mas a cobertura vacinal está abaixo da ideal em todos os municípios.
O Estado é o terceiro com a menor cobertura vacinal no País, acima apenas do Distrito Federal e Sergipe.
Outras formas de prevenção
Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19 e da gripe. Confira:
Vacinação
Uso de álcool gel
Lavagem das mãos com água e sabão
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
Não compartilhar objetos pessoais
Ventilar ambientes
Uso de máscara
Evitar aglomerações e espaços fechados