VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
03/04/2021 08:22:00
Em um mês todos os servidores da segurança pública serão imunizados

CGNEWS/LD

Começou neste sábado (03) a primeira etapa de vacinação dos servidores da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). A meta é imunizar 3,3 mil policiais e bombeiros com mais de 41 anos na Capital.

De acordo com o secretário adjunto da Sejusp, coronel Ary Carlos Barbosa, a meta é imunizar todo o efetivo do Estado neste mês. "Não temos previsão de quando será a próxima etapa de vacinação para os servidores com menos de 41 anos, mas queremos concluir a vacinação de todos os 15 mil servidores em um mês", afirmou.

No interior cerca de 3 mil homens da segurança pública devem receber o imunizante. Costa Rica já concluiu a vacinação de todos os servidores ontem. Corumbá, Dourados e Três Lagoas também estão vacinando neste sábado.

"Era uma cobrança nossa, todos cobravam a gente. A segurança e a saúde não pararam em momento algum. Tivemos vários casos de pessoas infectadas, de internados, de óbidos, de pessoas em isolamento. Temos mais de 1500 servidores que foram infectados pela covid", conta Ary.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, acredita que novas doses para esse grupo prioritário devem ser separadas no próximo lote de vacinas, previsto para chegar na próxima semana. "Estamos preferindo aplicar a vacina Astrazenica da Fiocruz nos homens da segurança pública por conta do intervalo da segunda dose ser maior e assim garantir que eles recebam o reforça do imunizante."

Além da vacinação dos servidores da Sejusp, policiais federais e rodoviários federais também são vacinados hoje na Capital. A preferência é que eles se dirijam para a sede da Seleta, localizada na rua Dolor de Andrade, 270, no Centro.

Amanhã (04) será a vez da Guarda Municipal ser imunizada no ginásio do Guanandizão. O primeiro grupo a ser vacinado é formado pelos servidores municipais que fazem blitz do toque de recolher na Capital. Os guardas que atuam no setor administrativo serão vacinados com a chegada do próximo lote de vacina.

Quem foi hoje no drive-trhu do Hospital da Cassems foi o capitão da Polícia Militar, Joeder de Araújo Martins. Ele trabalha no Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) como coordenador de operações e estava ansioso para receber a imunização.

"A gente trabalha com público e temos que preservar nossa saúde e de quem a gente atende. Satisfação de receber a primeira dose e fico ansioso para a segunda dose", afirmou.

Com 60 anos, hipertenso e diabético, o sargento da PM Fábio Nunes da Silva, disse que esse momento era muito esperado pelos profissionais da segurança pública.

"Todo mundo na segurança tava esperando por essa vacina, ansioso. Minha esposa tava gravida, tá amamentando, é do grupo de risco. Minha mãe também. A vacina traz segurança pra mim e pra minha família. Acho importantíssimo vacinar e fico muito feliz que recebi a primeira dose. A gente se sente mais seguro agora com a imunização", afirmou.

Desde o começo da pandemia da covid-19 dois policiais civis da ativa morreram por complicações da doença. Outros cinco da PM também faleceram por conta do coronavírus. A Agepen teve duas baixas, mesmo quantitativo do Corpo de Bombeiros. Ao todo foram 11 servidores que estão na ativa. Os aposentados não são contabilizamos.