CGNews/LD
Em diversos momentos deste ano, o Estado liderou o ranking de unidades da Federação com mais vacinas aplicadas contra a covid-19. Conforme atualização mais recente, a partir do consórcio de veículos da imprensa - que coleta registros das secretarias estaduais de Saúde - o Mato Grosso do Sul está, neste momento, na terceira posição em "imunizados".
O índice considera o total de habitantes que recebeu duas doses ou vacina única da Janssen e que tem o primeiro ciclo vacinal completo. Vale lembrar que, passados alguns meses da última vacinação, é preciso renovar a proteção, por meio das doses de reforço.
Na frente dos sul-mato-grossenses, com 71,7% de taxa, vêm São Paulo (78,1%), líder da lista, e Piauí (73,2%).
Em relação ao ranking de unidades que mais aplicaram ao menos uma dose - primeira ou dose única - o Estado ficaria ainda mais atrás, em 16º, mas este indicador possui algumas divergências em relação a outras fontes.
Desta forma, segundo a atualização mais recente, direto da SES (Secretaria Estadual de Saúde) de Mato Grosso do Sul, são 81,49% de pessoas que receberam pelo menos uma vacina, o que deixaria o Estado também na terceira posição, atrás de São Paulo (82%) e Piauí (82,7%).