CGN/LD
A SES (Secretaria Estadual de Saúde), recebeu a primeira remessa da vacina contra Influenza, com 108 mil doses, no final da tarde de sexta-feira (15). As doses serão liberadas para a retirada pelos 79 municípios de Mato Grosso do Sul a partir da próxima segunda-feira (18).
O Ministério da Saúde anunciou no final de fevereiro a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A campanha, que acontece entre os meses de abril e maio, este ano vai começar no dia 25 de março.
A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, explica que o objetivo da imunização é reduzir as complicações, internações e ainda a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza na população. “A sugestão do Ministério da Saúde é que a campanha não seja iniciada por grupos prioritários, mas que seja aberta ao grupo prioritário total".
Ana Paula explica que, apesar do Ministério estabelecer que a campanha começará dia 25 de março, Mato Grosso do Sul deve iniciar a campanha assim que receber e distribuir as doses. "Talvez apenas o tempo do município se organizar, porque precisamos liberar as vacinas, liberar os insumos que são seringas e agulhas. Lembrando que cada município tem a sua prioridade, então dará o início de acordo com o que consegue executar dentro do seu território”.
Imunização - A vacina utilizada é trivalente, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação – A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria) – e protege contra os principais vírus em circulação no Brasil.
No Estado, o público alvo soma 1.148.407 pessoas. Após iniciar, a campanha vai até o dia 31 de maio. O ‘Dia D’ de mobilização está previsto para o dia 15 de abril.
A vacina contra gripe pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.