Sheila Forato
Levantamento feito pelo Edição MS mostra que Coxim também está descendo na curva de casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19). O pico foi em 29 de julho, quando o município registrava 97 casos suspeitos num único dia.
Esse marco aconteceu um dia depois que Coxim fechou a semana tida até o momento como o pico da pandemia. Foi entre 21 e 28 de julho que o município registrou mais casos novos da doença, 87 em sete dias.
Coxim pode ter atingido pico da pandemia de Coronavírus entre os dias 21 e 28 de julho
Depois do pico de casos suspeitos os números vem oscilando, mas, obedecendo a tendência de queda. Nesta sexta-feira (14), os suspeitos são 27, conforme o boletim epidemiológico de número 143, divulgado no final da tarde pela Prefeitura.
A quantidade de suspeitos registrada por dia é um dos indicadores que as autoridades sanitárias levam em consideração ao estudar o comportamento de doenças como o Coronavírus. O gerente de Vigilância Sanitária, Saimon Cândido, já explicou que o chamado platô, que é a estabilização dos números depende, inclusive, dessa queda, que precisa estar aliada a queda do número de casos confirmados.
Durante toda a semana o Edição MS vem mostrando essa tendência. Tanto que o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) tirou Coxim da bandeira vermelha e colocou na laranja, pois o município deixou de ser área de alto grau de contaminação e agora é considerado de média.
Nunca é demais lembrar que é preciso manter as boas práticas de higiene, principalmente das mãos, assim como o uso de máscara e o distanciamento social, para que Coxim continue descendo nas curvas de suspeitos e de contaminados.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico mais recente, o município tem 242 casos confirmados da doença, sendo três registrados nas últimas 24 horas. Desses, 70 estão ativos e 167 são considerados curados. Os óbitos são cinco.