Notícias MS/LD
Os estoques de sangue do Hemosul chegaram a cair 80% por conta de queda nesta última frente fria que atingiu o Estado, na semana passada. Foi registrada redução de 20% acima do esperado no período de inverno e férias, chegando a 15% somente do banco de sangues, o que é considerado emergência.
O principal motivo da queda foi o aumento de doenças respiratórias, além do frio e das férias escolares. Percebe-se que mesmo sem um período grande de temperaturas baixas, o número de pessoas doentes aumentou mais do que o normal.
Com as temperaturas subindo, a quantidade de doações também registram aumento. Entretanto é necessário manter os bancos de sangue sempre elevados.
Serviço – Para doar basta levar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção, estar descansado e alimentado, pesar mais de 55 kg. Recomenda-se também não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes de doar, não fumar 1 hora antes e após a doação, tomar café da manhã antes, evitar alimentos gordurosos no dia.
Segundo o Hemosul, os tipos de sangue que estão em falta são: O e O -, mas as doações de todos os tipos são necessárias.
Horários de funcionamento:
HEMOSUL Coleta: SUSPENSA PARA REFORMA
SANTA CASA Seg. à Sexta: 7h às 17h Sábado: 7h às 12h
HOSPITAL REGIONAL Seg. à Sexta: 7h às 12h
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Seg. à Sexta: 7h às 12h
OUTRAS UNIDADES DO INTERIOR Seg. à Sexta: 7h às 13h
Para mais informações : (67) 3312-1530