VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
27/12/2020 11:30:00
Hospital Regional de Coxim fica sem médico em plena pandemia

Sheila Forato

Foto: Arquivo/EMS

O Hospital Regional Álvaro Fontoura, em Coxim, está sem médico plantonista neste domingo (27), em plena pandemia de Coronavírus (COVID-19). A situação deve perdurar, ao menos, até as 19 horas, quando deve ter início um novo plantão.

É que o médico que deveria assumir o plantão as 7 horas não compareceu ao hospital e a médica que estava de plantão também não permaneceu no local.

Na tentativa de se preservar, ela registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil. A médica alegou que não tem condições de fazer o plantão durante o dia, pois está na escala a partir das 19 horas novamente.

Antes de recorrer a polícia ela tentou que a direção do Hospital Regional solucionasse o problema. À Polícia Civil a médica informou que falou com todos os diretores, mas a questão não foi resolvida.

A direção clínica teria informado que outro médico assumiria o plantão, porém, a colega ligou para o médico citado, que negou estar indo para o Hospital Regional.

A situação que já virou caso de polícia e deve se estender até o CRM (Conselho Regional de Medicina). Afinal, o Código de Ética Médica diz que é vedado:

Art. 8o Afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro médico encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave.

Art. 9o Deixar de comparecer a plantão em horário preestabelecido ou abandoná-lo sem a presença de substituto, salvo por justo impedimento.

Parágrafo único. Na ausência de médico plantonista substituto, a direção técnica do estabelecimento de saúde deve providenciar a substituição.

O Edição MS está tentando um posicionamento do Hospital Regional e aguarda retorno.