Correio do Estado/LD
Diante do crescente número de casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus zika, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), colocou à disposição do Ministério da Saúde sua rede composta por 37 hospitais universitários federais, unidades de referência em média e alta complexidade, para o Sistema Único de Saúde (SUS), para auxiliar na eficaz implementação das ações de enfrentamento desta emergência em saúde pública, em parceria com os gestores locais do SUS.
A Ebserh participa das reuniões do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) do Ministério da Saúde e trabalha para divulgar e cooperar a implementação dos protocolos publicados pela Saúde, atuando em três principais frentes: vigilância, assistência, ensino e pesquisa.
Na área de vigilância, a Ebserh acompanha as notificações de casos de microcefalia de suas filiais em tempo real. O estímulo ao uso do protocolo de vigilância do Ministério representou um aumento da média de notificações por dia na ordem de 140%. Até às 13:00 horas deste 16 de dezembro, havia 153 casos suspeitos de microcefalia notificados pelas filiais Ebserh.
Na assistência, a rede Ebserh oferta serviços para o diagnóstico e o tratamento da microcefalia, de forma coordenada e sistematizada com os gestores estaduais e municipais do SUS, visto que estes hospitais estão inseridos nas redes de atenção à saúde locais.
Composta por hospitais universitários referências no país para o ensino e a pesquisa na área da saúde, a rede Ebserh poderá atuar como centro colaborador do Ministério da Saúde para capacitação em microcefalia, zika vírus e suas complicações. Além disso, a rede Ebserh está cuidando para que o registro dos casos seja completo e claro para fundamentar pesquisas futuras, dado o importante papel de suas unidades na produção do conhecimento no cenário brasileiro.
Ações coordenadas possibilitarão otimizar o atendimento aos indivíduos afetados direta e indiretamente pela microcefalia, subsidiar os diversos atores de informações qualificadas para compreensão dos eventos e tomada de decisão, bem como favorecerão a formação profissional e o desenvolvimento de pesquisas na área.