VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
27/08/2024 08:26:00
Ibama autoriza contratação de 144 brigadistas para combate ao fogo no Pantanal
Equipes vão atuar em Aquidauana, Miranda, Corumbá e Porto Murtinho, em caráter temporário

CGN/LD

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) autorizou a contratação de 144 brigadistas para Mato Grosso do Sul, entre chefias e combatentes diretos dos incêndios florestais em quatro municípios, todos na região do Pantanal.

Pela a portaria publicada hoje no Diário da União, assinada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, consta autorização para contratação, em caráter temporário, de duas equipes em Aquidauana e uma em Miranda, cadauma delas, formada por um chefe de brigada, dois chefes de esquadrão e 12 brigadistas.

Para Porto Murtinho, também foram destinados dois grupos, formados por um chefe de brigada, três chefes de esquadrão e 18 brigadistas. Em Corumbá ficará a maior estrutura, sendo dois chefes de brigada, seis chefes de esquadrão e 36 brigadistas para prevenção e combate aos incêndios.

Além dos municípios, o Ibama autorizou, ainda, que Mato Grosso do Sul contrate nove brigadistas de queima prescrita e três supervisores estaduais de brigada.

Apesar da chuva dos últimos dias, a situação ainda é considerada crítica no Pantanal. Somente este mês, foram detectados 4.216 focos de incêndios em MS, sendo 2.538 no bioma, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Em igual período do ano passado, foram 219 pontos de calor.