Sheila Forato
Idosos com 80 anos ou mais podem tomar a terceira dose da vacina contra Coronavírus (Covid-19) neste sábado (28), das 7 às 10 horas, no salão Paroquial São José, em Coxim.
O reforço é destinado aos idosos que receberam a segunda dose há no mínimo seis meses (180 dias). É importante a apresentação da carteira de vacinação, que comprove a aplicação das outras doses.
Na recomendação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina contra a Covid-19 no Brasil e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Astrazeneca e Janssen.
Um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde revelou a necessidade de uma terceira dose de vacina em idosos a partir de 60 anos. A idade é um fator de risco independente para o agravamento da Covid-19, onde o sistema imunológico responde menos à produção de anticorpos. Ou seja, um indivíduo a partir de 60 anos de idade corre duas vezes mais risco de hospitalização ou óbito em relação a um indivíduo mais jovem. E a situação progride conforme o aumento da faixa etária.
Com informações da PMC