Da assessoria/LD
Nesta quarta-feira (19), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vai enviar a primeira turma do Internato Regional do curso de Medicina para municípios do interior do estado. Serão oito alunos que irão atuar nas cidades de Mudo Novo, Aquidauana, Cassilândia e Amambaí. Ao longo do ano, serão 48 alunos participando do Internato Regional em diversas cidades do interior do estado.
Cada cidade receberá dois alunos que durante sete semanas terão a experiência médica na prática de atendimento no interior do estado. Segundo o coordenador do curso de Medicina, professor Fábio Paes Barreto, os alunos terão experiência na atenção básica e secundária, procedimentos de urgência, realização de partos e pequenas cirurgias. “É importante que os alunos tenham essa experiência em hospitais de pequeno e médio porte”, explica Fábio Paes Barreto. Hoje, os acadêmicos de Medicina realizam aulas práticas no Hospital Regional, em Campo Grande.
O internato é uma exigência do curso de Medicina, que passou a vigorar após adequação do projeto pedagógico do curso aprovada em novembro de 2019. O acompanhamento será realizado pelos professores do curso à distância e pelo médico preceptor do munícipio.
O Internato Regional é possível através de uma parceria do Governo do Estado e da UEMS com as prefeituras de Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Cassilândia, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Burtiti, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Jateí, Juti, Mundo Novo, Nioaque, Rio Negro, Rio Verde, Rochedo, Selvíria e Vicentina.
Serviço
Envio de alunos de Medicina para o internato do Interior do estado
Data: 19/025/2020
Hora: 9h
Local: Haall do Auditório da UEMS, Bloco A, Av. Dom Antônio Barbosa (MS-080), 4.155
Estarão presentes, alunos de Medicina, professores e coordenadores do curso de Medicina, representantes dos Municípios que serão atendidos.