Sheila Forato
Nesta sexta-feira (21), mais 62 presos do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim testaram positivo para Coronavírus (Covid-19).
Com esses, sobe para 102 o número de detentos infectados pela doença, todos confirmados nas últimas 72 horas através de testes rápidos.
A população carcerária de Coxim é composta por 268 homens, sendo que 168 já foram submetidos a exames, os outros 100 devem ser testados nos próximos dias.
O secretário de Saúde, Franciel Oliveira, informou que a pasta disponibilizou uma equipe diariamente para atender os presos. “Estão sendo acompanhados por médicos e recebendo medicamentos para o tratamento”, ponderou o secretário.
A direção do Estabelecimento Penal tem trabalhado numa nova divisão entre os detentos, separando os infectados daqueles que testaram negativo. Os novos presos que chegam ao local também são separados, numa espécie de quarentena, antes de se misturar ao demais.
É importante frisar que nenhum detento apresenta sintomas graves. Eles também não tem contato com familiares, pois, desde o início da pandemia a Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária) suspendeu as visitas em todo Mato Grosso do Sul.
Com a testagem em massa dos presos, Coxim assiste um novo surto de Coronavírus. A curva de infectados por dia que era inclinada para baixo desde o início de agosto voltou a subir. De acordo com o último boletim epidemiológico, o município tem 353 casos, sendo 140 ativos. Dentre os ativos 102 estão presos.
Editada para correção.