VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
15/07/2020 08:03:00
Mini lockdown de Coxim vira exemplo e também é adotado por Campo Grande
Sonora foi a primeira cidade a seguir Coxim e São Gabriel do Oeste deve ser a próxima

Sheila Forato

Coxim conseguiu aumentar a taxa de isolamento no fim de semana (Foto: Eduardo Bampi)

Campo Grande é a terceira cidade de Mato Grosso do Sul a seguir o exemplo de Coxim e fechar o comércio não essencial nos fins de semana como medida de combate a pandemia de Coronavírus (Covid-19). A primeira foi Pedro Gomes, depois Sonora e São Gabriel do Oeste também deve anunciar o mini lockdown ainda nesta quarta-feira (15).

Na Capital, o comércio não considerado essencial terá de fechar as portas a partir das 17 horas de sexta-feira e só poderá reabrir às 9 horas de segunda-feira. Os desobedientes ficam lacrados por três dias, em caso de reincidência por sete e na terceira tem os alvarás cassados.

Segundo o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, durante a semana o comércio também vai ter restrição de horário, podendo abrir das 9 às 17 horas, atendendo com capacidade de 30%. O toque de recolher continua às 20 horas.

As novas medidas são para diminuir a circulação de pessoas e, consequentemente, do vírus que já infectou 4,7 mil pessoas na Capital e já chegou a comprometer 70% da capacidade das UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo).

Em Coxim a medida elevou a taxa de isolamento. No primeiro final de semana de lockdown a principal cidade da região norte chegou a ter a oitava melhor taxa de Mato Grosso do Sul, no sábado (11), com 50,9% das pessoas em casa. Além do fechamento do comércio, Coxim também proibiu a entrada de visitantes, resguardando os casos de necessidade.