Da assessoria/SF
A moradora de Sonora, Domina Auxiliadora Dias de Souza, foi uma das escolhidas para receber cadeira de rodas do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante a abertura oficial da Caravana da Saúde, que estacionou em Coxim no último fim de semana para atender todas as cidades da região norte.
Domina não conteve a emoção e agradeceu ao governador, que estava acompanhado de sua esposa, Fátima Azambuja. A moradora de Sonora contou que sua cadeira tinha a idade de seu filho, 15 anos. “Tenho certeza que vou me locomover melhor, com mais segurança, que é o mais importante”, comentou.
Para o prefeito de Sonora, Yuri Valeis, os benefícios diretos e indiretos da Caravana da Saúde são incontáveis. “Tiramos pessoas da fila que ficariam pelo menos um ano na fila esperando por uma cirurgia, como as ginecológicas. Não tenho dúvida de que o projeto idealizado pelo atual governo vai sanar os problemas da saúde por onde passar”, aposta o prefeito.
Segundo o governo do Estado, 75 cadeiras de rodas foram entregues pacientes da região norte de Mato Grosso do Sul durante a Caravana da Saúde. A ação faz parte de um convênio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde e o CER/APAE (Centro Especializado de Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Além da entrega das cadeiras de rodas, o CER/APAE atuou como um dos parceiros da Caravana da Saúde, onde também foram realizados atendimentos a pessoas com necessidades especiais com o cadastro e entrega de órteses e próteses.
Das 75 cadeiras, 25 foram entregues para pessoas já cadastradas no CER/APAE na região de Coxim e municípios vizinhos. As outras 50 cadeiras, foram disponibilizadas para a demanda espontânea durante o evento, sendo todas entregues durante o evento.