VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
03/07/2025 18:24:00
Moradora desabafa sobre demora para marcar consulta em São Gabriel do Oeste

Sheila Forato

As redes sociais tem sido aliada de moradores de São Gabriel do Oeste descontentes com os serviços públicos ofertados pela Prefeitura Municipal. Quase que diariamente são postados desabafos, principalmente com críticas a duas pastas: Educação e Saúde.

Foto: Reprodução/Facebook

Na última quarta-feira (2), Elenir Pacheco ponderou sobre a demora para se marcar uma consulta. “Nos últimos tempos, tenho visto a saúde de nosso município adoecer junto com seus moradores”, diz trecho do desabafo.

Conforme a moradora de São Gabriel do Oeste, atualmente, um cidadão tem de esperar no mínimo dois meses por um atendimento básico na área de Saúde. Ela se refere a consultas, que antigamente se conseguia até na mesma semana, com ginecologistas e pediatras, como exemplificou.

“Dois meses para cuidar da saúde de uma criança. Dois meses para uma mulher fazer um acompanhamento ginecológico essencial. Isso não é normal, isso não pode ser aceitável. Não estamos falando de procedimentos altamente especializados, mas de consultas de rotina, de atendimentos fundamentais para a prevenção de doenças e manutenção da saúde”, escreveu.

Elenir emenda com questionamentos que talvez não vão ser respondidos. “O que está acontecendo com a nossa saúde pública? Por que regredimos tanto em tão pouco tempo? O que era prioridade hoje parece ser descaso. O desabafo é longo. A cidadã deixa um apelo para as autoridades de São Gabriel do Oeste: “olhem com mais carinho e responsabilidade para a saúde da nossa população”.

Vale ressaltar que Elenir não está sozinha. Em sua postagem outras mulheres se juntaram, nos comentários, cobrando melhorias na saúde pública de São Gabriel do Oeste, que era referência na região norte de Mato Grosso do Sul. A maioria das reclamações é da demora para conseguir marcar consulta ou retorno, justamente como na postagem original.

Na manhã desta sexta-feira (4), durante o horário de expediente, nossa reportagem vai fazer contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal. Caso haja interesse, a manifestação vai ser incluída no texto.