CGN/LD
A Prefeitura de Dourados considerou como positiva a movimentação em postos de saúde durante toda esta quarta-feira (3), data que marcou o início da imunização contra a dengue no município situado a 251 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com o Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, foram distribuídas cerca de 4 mil doses da 'Qdenga', vacina produzida pelo Laboratório Takeda, em 40 unidades básicas. Em duas doses, a eficácia geral pode chegar a 80% em qualquer sorotipo da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização, a cidade aguarda a chegada de 70 mil doses até o fim do mês. A quantidade deve ser suficiente para aplicar a primeira dose até o final de março e o objetivo da campanha é vacinar aproximadamente 150 mil moradores.
O balanço com o número com doses aplicadas, no entanto, só será divulgado nas próximas 24 horas. A assessoria de imprensa da administração justificou que o sistema responsável pelos registros só atualiza uma vez por dia.
Mais cedo, a reportagem conversou com Rosária dos Santos, coordenadora do posto de saúde que recebeu as primeiras 150 doses. A expectativa era de aplicar todas elas até a parte da tarde. A procura foi alta, com cerca de 15 pessoas aguardando pela vacina nas primeiras horas.
O secretário de Saúde de Dourados, Waldno Lucena Júnior, demonstrou estar confiante com a adesão da população à vacina e ressalta que a imunização ocorre em um período estratégico. “Vamos chegar em março, que é o pico [da contaminação], com boa parte da população vacinada, então a gente vê com bastante satisfação esse pioneirismo”.
Vale lembrar que em 2023, Dourados teve mais de três mil casos notificados e mais de mil casos confirmados em laboratório, além de cinco mortes confirmadas pela dengue. ”A gente tem uma impressão de uma aceitação muito grande da população, até por conta da experiência que a cidade tem com inúmeros casos”, finalizou o secretário.
Serviço- A vacinação contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde de Dourados. A aplicação ocorre das 7h às 11h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ainda não há data para a chegada do imunizante em outros municípios do Estado. Para se vacinar, é necessário documento com foto. É necessário ter entre 4 a 59 anos para poder ser imunizado.