Sheila Forato
Não há vagas. Isso mesmo. Na manhã desta quarta-feira (30) todos os leitos da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Regional Álvaro Fontoura, em Coxim, estavam lotados com pacientes infectados pelo Coronavírus (Covid-19). Outros seis ocupam leitos clínicos do isolamento.
A informação é do secretário de Saúde de Coxim, Franciel Oliveira. Segundo ele, a expectativa da equipe médica é que um leito seja liberado ainda hoje, pois um paciente está prestes a deixar o tratamento intensivo para continuar recebendo os cuidados num leito clínico.
Com todos os leitos ocupados, caso algum paciente da região norte de Mato Grosso do Sul precise de cuidados intensivos, é solicitada uma vaga na central, que pode referenciar o paciente para qualquer cidade do Estado que tenha leito disponível. “O problema é que a taxa de ocupação está se aproximando de 100% em quase todos os hospitais, tanto da rede pública quanto da particular”, lembrou Franciel.
O secretário acredita que a lotação da UTI foi um dos fatores que colocou Coxim na bandeira cinza, que indica risco extremo de contágio do Coronavírus. O Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) analisa vários indicadores para gerar a classificação dos municípios, dentre elas a quantidade de leitos disponíveis.
O melhor se fazer neste momento é redobrar os cuidados com higiene pessoal, principalmente das mãos que devem ser lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel, manter o uso de máscaras e evitar aglomeração para diminuir a circulação viral.