VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
30/01/2013 10:09:02
Prefeitura divulga boletim epidemiológico e alerta população sobre o risco de epidemia de dengue
A prefeitura de Coxim, por meio da secretaria de Saúde, divulga o primeiro boletim epidemiológico de 2013, com números preocupantes que alertam para o risco de epidemia de dengue.

Sheila Forato, com informações da assessoria

\n A prefeitura de Coxim, por meio da secretaria de Saúde, divulga o primeiro boletim epidemiológico de 2013, com números preocupantes que alertam para o risco de epidemia de dengue. O LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti), realizado entre 14 e 18 de janeiro, ficou em 4,3%, classificado como situação de risco de surto.
Com esse levantamento, a Saúde identificou os criadouros predominantes e a situação de infestação, permitindo o direcionamento das ações para controle nas áreas mais críticas. Segundo o boletim, os maiores índices de infestação foram encontrados na Vila Bela III e no Santa Maria, ambos com 11%, seguidos da Vila São Paulo com 8,3% e da Nova Coxim com 7,5%. No Senhor Divino III e no Piracema os índices de infestação também são considerados altos, com 7,4% e 6,2%, respectivamente. O Controle de Vetores de Coxim explica que as áreas da Vila São Paulo, Morada Alto São Pedro, Senhor Divino I e III, Santa Maria, Piracema, Vila Bela III estão descobertas de agente de endemias desde setembro de 2012. Entretanto, no último dia 18, foram realizadas contratações para suprir essas áreas. O prefeito Aluizio São José (PSB) pede a colaboração da população para combater a dengue e acrescenta que a prefeitura vem fazendo a sua parte, através das secretarias, desde o início do mês. “Autorizei de imediato a contratação de 15 agentes de endemias para expandir a cobertura em toda cidade que era de pouco mais de 50%, ou seja, aproximadamente metade de nossa população urbana estava sem o devido acompanhamento que, certamente, contribuiu para o rápido aumento da infestação do mosquito e agora temos que reverter esse quadro que pode levar a uma epidemia”, enfatizou o prefeito. De acordo com Aluizio, a equipe dos vetores, juntamente, com a diretoria de Gestão e Vigilância em Saúde, elaboraram um plano emergencial que foi discutido, avaliado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e que, hoje encontra-se em execução. “Estamos elaborando também, por meio da Saúde, o Plano de Combate a Dengue 2013 que deveria ter sido aprovado pelo Estado ano passado e não o foi”, emendou o prefeito. Diante desse quadro desfavorável, Aluizio pede a população de Coxim para juntos combatermos o mosquito transmissor da dengue. “Temos que limpar nossos quintais e terrenos, ficar atentos aos vasos de planta que acumulam água dentro de casa, além de permitir a entrada dos agentes de endemias em suas residências e seguir suas recomendações”, alertou o prefeito.nbsp; Conforme com o secretário de Saúde, Rogério Souto, os dados apresentados por meio do boletim epidemiológico tem se alterado a cada dia, conforme as novas notificações. Hoje já são 173 notificações e 14 internações, mas, felizmente nenhum óbito. “O que tem mais nos preocupado é a presença comprovada, por meio do isolamento viral em um caso, do sorotipo 4, ou seja, dengue 4,nbsp; que nossa população nunca teve contato, deixando todos suscetíveis a ele. Além da estrutura da prefeitura, o 47º Batalhão de Infantaria tem nos auxiliado no combate a dengue com 30 homens e temos a certeza que com o apoio de todos venceremos essa batalha ”, finalizou o secretário. \n \n