VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
11/10/2014 08:55:00
Sesc levará ônibus de prevenção ao câncer a Aquidauana neste domingo
O atendimento será no próximo domingo, dia 12 de outubro, em frente a unidade de saúde familiar Santa Terezinha das 7h às 17 horas.

Da assessoria/LD

Foto: Divulgação assessoria

O Sesc MS irá levar as ações do Outubro Rosa aos moradores de Aquidauana, por meio de parceria com a PREVINE, empresa mantenedora do ônibus da Saúde, projeto do Hospital do Câncer de Campo Grande. O atendimento será no próximo domingo, dia 12 de outubro, em frente a unidade de saúde familiar Santa Terezinha das 7h às 17 horas, período em que a equipe médica fará a triagem, mamografias, exames preventivos do colo de útero e de pele.

“Levar qualidade de vida aos comerciários e à população é um dos pilares do Sesc e sabemos o quanto o diagnóstico precoce é importante para tratamento do câncer. Por isso, estabelecemos esta parceria para levar o Ônibus da Saúde às localidades onde atendimento se faz mais necessário, com uma equipe de profissionais altamente qualificados e equipamentos de ponta, como o mamógrafo digital”, explica a diretora regional do Sesc , Regina Ferro.

Para este ano, já estão previstas seis agendas, em cada uma delas a meta é realizar 100 atendimentos, sendo 25 mamografias, 50 exames preventivos de colo de útero e 25 exames de pele, neste caso atendendo homens e mulheres.

Para o Papanicolau, o público alvo são mulheres adultas e as mamografias voltadas àquelas com mais de 40 anos que não tenham ainda feito o exame. As próximas datas de ações serão 19 de outubro, no Sesc Lageado, no dia 09 de novembro o atendimento será a entidades receptoras do Programa Mesa Brasil e no dia 15 de novembro em Porto Murtinho.

Para 2015, a parceria entre a PREVINE e Sistema Fecomércio MS será ampliada, com a circulação de um segundo ônibus.

Outubro Rosa – O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e foi globalizado – hoje as ações ocorrem em todo o mundo.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que neste ano de 2014 devem surgir 370 novos casos de câncer de colo de útero em Mato Grosso do Sul e 770 novos casos de câncer de mama.

O ônibus da saúde ficará na rua Carlos Ferreira Bandeira s/n, em frente a unidade de saúde familiar do bairro Santa Terezinha. Informações 3311-4300.