VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
09/07/2021 13:59:00
Vacinação avança e MS tem queda na média de mortes; melhor resultado desde março

Midiamax/LD

Desde o aumento de casos e mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul neste ano, a partir do mês de março, os números de óbitos não baixavam a níveis registrados nos últimos dias. Nesta sexta-feira (9), conforme dados epidemiológicos da SES (Secretaria de Estado de Saúde), foram 17 mortes em 24 horas, um dos menores índices em meses.

Conforme a média de casos registrados no Estado, o maior pico de óbitos ocorreu no início de abril, quando Mato Grosso do Sul enfrentou nova superlotação de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e viveu a pandemia em descontrole.

Com o avanço da vacinação que tem deixado Mato Grosso do Sul no topo do ranking nacional de imunização completa, quando se leva em conta aplicação da primeira e segunda dose, os novos casos e óbitos apresentam considerável queda.

Do início da pandemia até esta sexta, o Estado já acumulou 8.479 mortes causadas pelo coronavírus. O Estado tem uma média móvel de 691,1 casos e 30,1 mortes diárias por coronavírus, o número de mortes nas últimas 24 horas é quase metade da média diária acumulada.

Os dados da SES tambám revelam que levando em conta as semanas epidemiológicas, desde o início do ano, a semana 27, que ainda não se encerrou, só perde para a 7º semana do ano no ranking de menos mortes. Desde o início deste mês de julho, foram registradas 185 mortes, uma média diária de 20,5 óbitos. No mês passado, em junho, foram 1,3 mil mortes, uma média de 43,3 óbitos.