CE/PCS
Não apenas a busca incessante por vacinas contra gripe tem provocado a falta desse medicamento nos postos de saúde, mas também o favorecimento a pessoas que estão fora do grupo de risco e ainda a venda ilegal agravam o problema e o risco de infecção.
Em Bela Vista, cidade a 326 Km de Campo Grande, a Polícia Civil apreendeu 40 doses do medicamento que era transportado de forma irregular. Com siglas do Sistema Único de Saúde (SUS), os frascos indicavam que a venda era proibida.
Já na Capital, a suspeita é de que esteja sendo realizado favorecimento na aplicação das doses, com indicações para a imunização de pessoas que não fazem parte do grupo de risco preconizado pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário de saúde do Estado, Nelson Tavares, para Campo Grande foram enviadas todas as 196 mil doses previstas.
Segundo o presidente do Conselho Estadual de Secretários de Saúde, Frederico Marcondes Neto, que é o titular da pasta de saúde em São Gabriel do Oeste, pode sim ocorrer tal favorecimento, muitas vezes intencional, outras vezes não.