VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
20/06/2020 13:00:00
Vigilância pede que coxinenses evitem dar caronas a moradores de outras cidades

Sheila Forato

A Vigilância Sanitária fez um alerta na sexta-feira (19) pedindo a colaboração dos moradores de Coxim no sentido de não darem caronas a quem não mora na cidade.

A preocupação é que moradores de cidades vizinhas, que sofrem com a explosão de casos de Coronavírus (Covid-19), como São Gabriel do Oeste e Sonora, entrem em Coxim sem se identificarem nas barreiras sanitárias.

O gerente da VISA, Saimon Cândido, explicou que não existe proibição de moradores de outras cidades entrarem em Coxim, porém, todos tem de ser monitorados pela equipe sanitária.

Saimon salientou que o morador de outra cidade, dentro de um carro com placas de Coxim, dificilmente será identificado pelas barreiras, a não ser que seja informado durante a abordagem, o que nem sempre acontece.

“Para que nossa cidade continue dando exemplo precisamos da colaboração de todos, mas, principalmente dos moradores de Coxim. Com a situação controlada conseguimos manter o comércio aberto, apesar das restrições, e vamos tocando a vida até tudo isso passar”, ponderou o gerente.

Em Coxim a rodoviária permanece fechada, o transporte intermunicipal está suspenso, tanto de ônibus quanto de vans. Os motoristas estão parando em pontos às margens da BR-163 e os passageiros passam nas barreiras para entrarem na cidade.

O maior desafio da Vigilância Sanitária é a carona. Os grupos de caronas são atuantes em Coxim, ajudando quem precisa viajar a um preço mais em conta. Contudo, o momento é de evitar viagens e caso seja necessário sair da cidade não de carona para moradores de outros municípios.

Saimon enfatizou que teve a colaboração dos administradores de grupos de caronas, tanto no Facebook quanto no WhatsApp. “Acredito que todos trancaram os grupos em atendimento a nossa solicitação e, desta forma, estão contribuindo no combate ao Coronavírus”, finalizou o gerente.