Liliana Monteiro
No início da década de 90, Mark Channon trabalhava num bar em Londres, no Reino Unido, quando um amigo lhe ensinou um método infalível para não se esquecer de nomes. Na altura, Channon, que estava a tentar ser ator, conseguia facilmente decorar textos para o palco, mas tinha uma memória péssima para nomes.
Todavia, e conforme relata uma reportagem realizada pela BBC News, com a nova técnica de memorização, começou de imediato a recordar o nome dos clientes e pedidos de bebidas mesmo nas noites mais movimentadas.
Anos depois, criou um concurso televisivo para a BBC chamado 'Monkhouse Memory Masters', no qual apresentava estratégias de memorização aos participantes, que competiam em jogos de memória.
Entretanto em 1995, Channon classificou-se em terceiro lugar no 'Campeonato Mundial de Memória', e tornou-se um dos primeiros mestres internacionais da memorização.
Atualmente ensina esses mesmos métodos inovadores a trabalhadores que procuram diferenciar-se na sua área de trabalho e progredir na carreira.
Outros especialistas como Mark Channon afirmam que a capacidade para recordar nomes é uma ferramenta útil que pode ajudar executivos a conquistar a confiança de empregados e a melhorar a relação com clientes. Recordar o nome de alguém mostra que presta atenção e se importa com o que alguém diz.
"Uma das coisas mais poderosas", explica Channon, "é poder entrar numa sala e chamar cada um pelo nome."
Cinco passos para jamais voltar a esquecer-se de um nome:
1. Escute com atenção. Normalmente estamos mais preocupados com o que vamos dizer quando alguém se apresenta.
2. Repita o nome. Logo após ouvir o nome, encontre um modo gentil de repeti-lo. Talvez pergunte como soletrá-lo, caso seja complicado, ou diga somente 'prazer em conhecê-lo' seguido pelo nome da pessoa.
3. Mentalize uma imagem que remeta a esse nome. O nome Madalena, por exemplo, pode remeter para a imagem do bolo.
4. Associe a imagem a um traço da aparência da pessoa. Se a Madalena tiver um nariz estranho, imagine que está uma pequena madalena (o bolo) em cima do seu nariz. Certifique-se que seja uma característica da pessoa que não irá mudar. O cabelo, por exemplo, pode ser cortado, pintado ou penteado de outra forma. E - óbvio - não conte à pessoa que o que está a fazer, já que provavelmente estará a ofendê-la.
5. Repasse a informação. Reserve um tempo mais tarde para repassar as imagens e os nomes na sua cabeça.