VERSÃO DE IMPRESSÃO
Comportamento
15/04/2017 08:55:00
As melhores atividades físicas para quem já passou dos 60
Algumas modalidades trazem benefícios que vão além de colocar apenas o corpo para se movimentar

Exame/PCS

Além de cuidar da alimentação e olhar a saúde com mais atenção, atividade física para quem já passou dos 60 anos é também muito importante para melhorar a qualidade de vida nessa fase da vida.

Mas qual o melhor tipo de exercício para fazer nessa idade? A verdade é que não há restrições, claro, desde que a atividade seja feita com autorização de um médico e supervisão de um profissional da área.

Algumas modalidades, no entanto, trazem benefícios que vão além de colocar apenas o corpo para se movimentar. Elas trabalham articulações, melhoram a flexibilidade, coordenação e dão mais disposição.

O EstudioPass, plataforma de assinatura mensal para acesso a diversos estúdios e academias do país, listou os benefícios de quatro modalidades esportivas para quem já passou dos 60 anos, confira a seguir:

Tênis

Essa modalidade ganhou destaque no Brasil quando o tenista Gustavo Kuerten conquistou a Copa Davis, em 1996, e há mais de 20 anos vem conquistando adeptos. Para quem já passou dos 60, o esporte é indicado pois trabalha muito a rotação corporal e coordenação motora, algo importante nessa faixa etária.

Pilates

Por se tratar de um exercício de baixo impacto, o pilates auxilia na flexibilidade e fortalecimento muscular, mobilidade das articulações, equilíbrio e coordenação motora, além de melhorar a capacidade respiratória.

Dança

Além de melhorar o humor, a dança ajuda a melhorar a parte cardiorrespiratória, coordenação e equilíbrio. Os tipos de dança que mais estão em alta são a Zumba e Dança de Salão e não há restrições para que pessoas com mais de 60 anos pratiquem tais modalidades.

Treinamento funcional

O treinamento funcional ajuda a melhorar a condição física corporal. Exercícios como agachamento, abdominal, prancha, flexão, elevação pélvica e stiff são ótimos exercícios para pessoas que estão na terceira idade, pois engloba flexibilidade, força e resistência corporal.