VERSÃO DE IMPRESSÃO
Comportamento
20/05/2025 16:21:00
Chuveirinho ou papel higiênico? Qual é a melhor forma de limpeza íntima?

Terra/PCS

Foto: Freepik

O papel higiênico é popular quando o assunto é limpeza após a ida ao banheiro. A ducha - o famoso chuveirinho - também costuma estar disponível em muitos locais para a higiene da região íntima e gera dúvidas: qual é a melhor opção na hora de limpar?

Segundo a médica ginecologista Dra. Camila Bonacordi, o papel higiênico pode ser usado após o xixi de uma forma delicada. "Sem friccionar ou pressionar muito nessa região", contou ela em seu canal do Youtube.

Em relação às fezes, o ideal é lavar a região anal com chuveirinho. "Quando passamos o papel, ele acaba espalhando esses resíduos e secreções. A lavagem consegue remover pequenas partículas, o que torna a higiene mais adequada", diz.

E fora de casa?

Deu vontade fazer o "número 2" na rua e não tem chuveirinho? O ideal é andar sempre com um lenço umedecido sem álcool e limpar sempre de frente para trás - principalmente as mulheres.

"O movimento de higiene de trás para a frente, acaba levando partículas e secreções para a região da vagina e da uretra, o que predispõe a infecções ginecológicas e urinárias", diz.

Após as relações sexuais, a médica diz que a primeira coisa a fazer é urinar, para remover secreções que podem entrar no canal da urina e causar infecção urinária.

"Após isso, o ideal é tomar um banho para remover o excesso de fluidos de uma forma mais efetiva", orienta.

A médica explica ainda que as mulheres devem lavar a vulva apenas na parte externa com sabonete e água. "Sem a necessidade de inserir o dedo ou chuveirinho na canal vaginal", completa.