Da redação/PCS
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/UFMS) realiza, até o dia 6 de maio, o “I Curso de Prevenção ao Suicídio do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul”, para profissionais de saúde, educação e lideranças. O curso está sendo feito no município de Amambaí, no auditório da UEMS.
Durante o encontro os seguintes temas serão abordados: Desmistificando os mitos do suicídio; Gerenciamento de Crise: Negociação em Caso de Auto Extermínio; Criando a Cultura da Prevenção ao Suicídio; Depressão e Ideação Suicida – Intervenção da Psiquiatria; A Visão e o Ensino e as Considerações acerca do Suicídio – Religião e Religiosidade e o paradigmas da espiritualidade e Suicídio e povos indígenas.
De acordo com estudos realizados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de MS, o estado de Mato Grosso do Sul se destaca no cenário brasileiro com alto índice de suicídio, principalmente nas populações indígenas e no contexto a população jovem. De acordo com o coordenador do projeto, professor Edílson dos Reis, O objetivo do curso é criar uma rede de alternativas quanto ao tema e indicar um caminho de conhecimento, compreensão e métodos de auxílio aos que estão passando por uma situação de crise e veem o suicídio como sua única saída. “O curso será pioneiro no Estado de Mato Grosso do Sul, e o único nesse formato no Brasil”, revela.